O objetivo é intensificar a relação entre os museus e a sociedade
O Museu Antônio Reginaldo Geiss/Casarão Cultural Pau Preto vinculado ao Departamento de Preservação e Memória da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Museu da Água vinculado ao Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e o Museu da Imagem e do Som (MIS) participarão da 19ª Primavera dos Museus entre os dias 23 e 28 de setembro.
A Primavera dos Museus é um evento cultural anual promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que ocorre no início da primavera, em setembro. Este evento foi criado com o objetivo de intensificar a relação entre os museus e a sociedade, promovendo a valorização do patrimônio cultural brasileiro.
No ano de 2025 o tema que norteia esta edição é “Museus e Mudanças e Mudanças Climáticas ”. A crise climática deixou de ser uma ameaça futura para se tornar uma realidade, que redefine paisagens, culturas e modos de vida em todo o planeta. Seus efeitos são sentidos de forma desigual, revelando vulnerabilidades históricas e reforçando a urgência de ações coletivas. Neste contexto, os museus, vistos como espaços de preservação do passado, significação do presente e projeção do futuro surgem como atores importantes no enfrentamento dessas transformações.
O intuito é proporcionar a reflexão sobre como essas instituições podem documentar, pesquisar, educar e intervir nas práticas relacionadas aos impactos ambientais, evidenciando suas conexões com a memória, a justiça e a criatividade humana.
Programação:
Nova Exposição Permanente e Mostra “Origem e Propósito”
Data: 23 a 28/09 (Terça a domingo)
Horário: 9h00 às 16h00
Local: Museu da Água
Entrada: gratuita
Inaugurada em 05 de junho de 2025, em comemoração ao dia do Meio Ambiente, o Museu da Água de Indaiatuba traz uma nova exposição interativa sobre a água. A mostra traz infográficos, painel interativo e uma galeria de fotos antigas de Indaiatuba, oferecendo aos visitantes uma experiência educativa e imersiva sobre um dos recursos mais preciosos do planeta. O novo acervo apresenta dados sobre a distribuição de água no planeta e no Brasil, abordando temas como rios aéreos, aquíferos, oceanos e o consumo consciente. Entre os destaques está o totem interativo, onde os visitantes podem descobrir a quantidade de água presente em seus próprios organismos, incentivando a reflexão sobre a importância da preservação dos recursos hídricos.
Além da nova exposição no piso térreo, o museu mantém a mostra “Origem e Propósito”, no segundo andar, e a exposição permanente na Sala Histórica, que conta a história do abastecimento de água em Indaiatuba.
27/09 (Sábado) – Pontos MIS Especial Lygia Barbosa – “Invasores”
Horário: 10h00 (1º sessão)
14h00 (2º Sessão)
Local: Tulha Casarão Pau Preto
Entrada: gratuita
Sinopse:
As espécies exóticas invasoras são a segunda maior ameaça ao equilíbrio da biodiversidade global, perdendo apenas para o desmatamento. No país mais biodiverso do mundo, suas consequências são ainda mais desastrosas. “Invasores” acompanha os desafios ecológicos de cientistas e comunidades dedicados a combater o avanço implacável desses intrusos: a disseminação do javali selvagem pelas paisagens rurais; a invasão do coral-sol nas águas protegidas do Arquipélago dos Alcatrazes, o impacto predatório de felinos domésticos e lagartos teiú nos habitantes nativos de Fernando de Noronha; e a marcha insidiosa do mexilhão-dourado paralisando usinas hidrelétricas em todo o Brasil. Diante de deslumbrantes ecossistemas naturais, ‘Invasores’ mergulha em pesquisas recentes, oferecendo novas perspectivas sobre as mudanças na biodiversidade e no clima. Uma jornada imersiva que destaca a importância vital de proteger as diversas formas de vida em nosso planeta.
Duração: 52 min
28/09 (domingo) – Pontos MIS Especial Lygia Barbosa – “Mar Brasil”
Horário: 10h00 (1º sessão)
14h00 (2º Sessão)
Local: Auditório Museu da Água
Entrada: gratuita
Sinopse:
Mar Brasil é uma série documental que percorre o litoral brasileiro para mostrar o que comunidades tradicionais, pesquisadores e instituições estão fazendo para enfrentar as enormes ameaças ao mar e atuar na defesa da biodiversidade marinha e da preservação do Atlântico Sul. Ao longo dos episódios, conheceremos mais profundamente a diversidade, os saberes, os segredos e a realidade daqueles que dependem do mar brasileiro. Ao navegar por lugares incríveis, a série nos leva ainda a uma reflexão sobre nossos próprios hábitos e sobre como nossas ações afetam diretamente a saúde do oceano. Esta expedição é conduzida pelo fotógrafo, mergulhador e velejador Luciano Candisani e através de seu olhar, conheceremos histórias de quem faz do mar fonte de sustento. Em conversas com especialistas, Candisani percorre ainda a ponte que une a ciência aos saberes tradicionais das populações que encontrará ao longo desta jornada. A bordo de Mar Brasil, a equipe dirigida por Lygia Barbosa rodou o mundo em 2019, em um documentário inédito sobre a importância do oceano na vida de todos nós.
Duração: 2h08min
Sobre a diretora:
Lygia é ativista ambiental, co-fundadora/conselheira da Liga das Mulheres pelo Oceano, uma organização dedicada à proteção dos mares. Seu olhar artístico converge preocupação ambiental, narrativas sobre gênero e cultura, resultando em documentários profundamente sensíveis e instigantes. A programação completa pode ser conferida: https://visite.museus.gov.br/primavera-dos-museus/