Medida foi adotada após redução de mais de 40% dos casos em abril
A partir desta segunda-feira (5/5) a Secretaria da Saúde, com aprovação do Conselho Municipal de Saúde, encerra o atendimento estendido para casos de Dengue em três Unidades Básicas de Saúde. A medida foi tomada devido à redução de 41,78% no mês de abril, comparado a março. As UBSs Cecap, Jardim Pioli e UBS 7 (Morada do Sol) seguem com o atendimento a pacientes com suspeita ou acompanhamento de tratamento de Dengue, das 17h às 22h, de segunda à sexta-feira, para maiores de 12 anos, independente do local de residência em Indaiatuba.
A secretária da Saúde, Dra Heloísa Salatino, explica como foram definidas as unidades que permaneceriam abertas. “A escolha de manter o atendimento para Dengue nas UBSs do João Piolli, UBS 7 e Cecap é porque elas realizam mais de 65% dos atendimentos do horário estendido e com base nas avaliações da equipe de Controle da Dengue, o predomínio de focos está mais acentuado nessas regiões. Reforçamos ainda que elas atendem a população de Indaiatuba de qualquer bairro, e que a Telemedicina segue com os atendimentos diariamente das 8h às 20h e o Pronto Atendimento do Hospital Dia de segunda a sexta das 17h às 23h e sábados, domingos e feriados das 7h às 23h” ressalta.
A secretária da Saúde destaca o trabalho sério contra a proliferação do mosquito da Dengue o ano todo no município. “Todas medidas são constantemente reavaliadas e, se necessário, novas estratégias serão tomadas”, finaliza Dra Heloísa Salatino.
Balanço
Desde o dia 20 fevereiro quando foi anunciada a abertura do horário estendido em cinco Unidades Básicas de Saúde e em 31 de março o serviço foi ampliado para a UBS do Jardim Califórnia, 14.669 pacientes foram atendidos com sintomas de Dengue. Foram distribuídas 463 unidades de repelentes para gestantes e 13.867 para idosos.
A Ferramenta Dengue foi acessada por 1.893 usuários, que responderam o formulário e receberam orientações e direcionamento para o serviço de saúde mais adequado conforme as informações do usuário; 33,83% relataram sinais de alarme e foram orientados a procurar os serviços de urgência. A equipe do Hub da Dengue realizou 6.542 ligações de monitoramento, sendo que 15% dos usuários que atenderam a ligação, foram orientados a procurar o serviço de saúde para avaliação presencial.
Sintomas de Dengue
Os principais sintomas da Dengue são febre, associada a dores de cabeça e no corpo, dor atrás dos olhos e nas articulações. Os casos de Dengue precisam manter acompanhamento e retornos conforme indicação médica, além de seguir as recomendações de hidratação e o uso de medicamentos, somente com prescrição médica.
UBSs Horário Estendido
Segunda a sexta-feira, das 17h às 22h
Atendimento ou acompanhamento casos de Dengue
UBS II Cecap – Praça Vital Barnabé, 197
UBS João Pioli – Av. Manoel Ruz Perez, 3265
UBS VII – Rua José de Campos, 709 – Morada do Sol



Prefeito apresenta Programa Municipal de Mobilidade Urbana de Indaiatuba
Prefeito Dr. Custódio Tavares anuncia reestruturação administrativa com mudança no secretariado
Prefeitura promove 5º Feirão do Emprego com 300 vagas exclusivas para o Aeroporto de Viracopos
Primavera treina pela primeira vez no novo Ítalo Mário Limongi
Valinhos realiza a 75ª Festa do Figo e a 30ª Expogoiaba com grandes shows e programação diversificada
Covabra promove “Natal do Bem” e doa R$ 260 mil a instituições sociais